BANNER 2 EDIÇÃO

Edital Publicado 4ª Edição 2018/2

Prezados,

Divulgamos o 4º Edital para envio de artigos científicos. Nesta 4ª Edição Ref. 2018/2, temos a honra de contar com a participação dos Professores, Dr. André Augusto Pereira Brandão e o Professor Dr. Wilson Madeira Filho, ambos da Universidade Federal Fluminense – UFF, que serão responsáveis pela organização do Dossiê Políticas Sociais e Questões Raciais.

DOSSIÊ POLÍTICAS SOCIAIS E QUESTÕES RACIAIS

Nas últimas décadas, como resultados das lutas acumuladas pelos movimentos coletivos, as políticas sociais têm progressivamente atuado sobre as desigualdades de fundo racial que se reproduzem por conta da operação cotidiana do racismo na sociedade brasileira.

Esta atuação caminha no sentido de combater as desigualdades de fundo racial, através da efetivação de ações redistributivas, como a política de cotas e a propriedade definitiva dos territórios ocupados pelas comunidades remanescentes de quilombos, entre outras.

Por sua vez, o campo dos estudos das “relações raciais” cresceu durante os séculos XX e XXI, se voltando para os processos de exclusão da população negra e/ou afrodescendente no contexto da formação da sociedade brasileira, bem como nas expressões atuais do racismo e das ações para promoção do antirracismo.

Trata-se, portanto, de uma interface em que a novos debates se fazem necessários, principalmente por conta das controvérsias discursivas que se avolumam e que têm chegado de forma sistemática aos vários níveis do sistema de justiça e mesmo ao Supremo Tribunal Federal, mobilizando legisladores, operadores do direito, ministério público, movimentos sociais, Ong’s, povos tradicionais, acadêmicos etc.

Este volume pretende agrupar trabalhos e resenhas que girem em torno das temáticas: políticas sociais e racismo; ação afirmativa e políticas de cotas; políticas sociais e comunidades quilombolas; políticas sociais e direitos racialmente orientados; entre outros.

Organizadores:

Professor Dr. André Augusto Pereira Brandão e o Professor Dr. Wilson Madeira Filho – Universidade Federal Fluminense – UFF

Período de envio de trabalhos/manuscritos:

Recebimento de artigos: 01 de Maio de 2018 a 31 de Agosto de 2018

Data prevista para a publicação: Entre Dezembro de 2018/Março de 2019.

Submissão direto na Seção de Dossiê Políticas Sociais e Questões Raciais – DPSQR.

Com o intuito de contar com a sua contribuição solicitamos que divulgue entre seus colaboradores a chamada para submissão de trabalhos.

Desde já agradecemos pela atenção e contribuição.

Consulte o editalbaixe o modelo do artigo, e não esqueça de enviar seu trabalho!

Chamada para artigos | Call for papers – 2018/2 – até 31/10/2018 – 4ª Ed.

https://www.nepppss.com/revista/

Atenciosamente.

Equipe, NEPPPSS.

Revista de Políticas Públicas e Segurança Social

Aline Fagundes dos Santos

Sidimara Cristina de Souza

0 comments

Deixe uma resposta