Edital Publicado 5ª Edição 2018/2

Prezados,

Divulgamos o 5º Edital para envio de artigos científicos. Nesta 5ª Edição Ref. 2018/2, temos a honra de contar com a participação da Professora Dra. Jane Santos da Silva, Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Professora Dra. Marcia Nogueira, que serão responsáveis pela organização do Dossiê Políticas Públicas: uma análise feita por pesquisadoras negras.

DOSSIÊ POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE FEITA POR PESQUISADORAS NEGRAS

O Dossiê tem como objetivo apresentar, avaliar e/ou analisar o tema das políticas públicas, nas diversas áreas do conhecimento, a partir do olhar de pesquisadoras negras, um público ainda restrito nas universidades e pouco conhecido enquanto referência no âmbito da pesquisa e da produção de conhecimento. Nosso propósito é dar visibilidade às pesquisas realizadas por essas mulheres, bem como ao acúmulo intelectual logrado em sua trajetória acadêmica e profissional.

Apesar de ainda estarmos em pequeno número na academia nos últimos anos, nós mulheres negras, temos conquistado vários espaços e proposto debates teóricos de suma relevância na cena contemporânea, seja por meio da defesa de trabalhos acadêmicos elaborados a partir de pesquisas de fôlego ou da consolidação de conhecimentos em artigos científicos que discutem variados temas relacionados às políticas públicas. Infelizmente esses avanços conduzidos por nós ainda são invisibilizados, principalmente quando estamos produzindo conhecimento em áreas de discussão que não conferem centralidade à questão étnico racial. Por esta razão, este dossiê tem como proposta enfrentar o racismo institucionalizado na academia por meio de pesquisas e resenhas que apresentam uma visão comprometida com a superação das desigualdades sociais que ainda excluem as mulheres negras do cenário acadêmico e científico.

Organizadoras: com a Professora Dra. Jane Santos da Silva – Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Professora Dra. Marcia Nogueira.

Período de envio de trabalhos/manuscritos

Recebimento de artigos: 01 de Julho de 2018, Prorrogado até o dia 15/03/2019

Data prevista para a publicação: Entre Junho e Julho de 2019

Submissão direto na Seção de Dossiê Políticas Públicas realizado apenas por Pesquisadoras Negras – DPPAPN

Consulte o editalbaixe o modelo do artigo, e não esqueça de enviar seu trabalho!

https://www.nepppss.com/revista/

Atenciosamente.

Equipe, NEPPPSS.

Revista de Políticas Públicas e Segurança Social

Aline Fagundes dos Santos

Sidimara Cristina de Souza

Terceira Edição v.2, n.1, 2018/1

Prezados,

Temos a satisfação de apresentar nossa Terceira Edição, da Revista de Políticas Públicas e Segurança Social, entregamos novos conhecimentos, compartilhando-a com toda comunidade acadêmica, nacional e internacional, estudos e pesquisas, de nossos autores colaboradores.

Dados desta edição, se encontram disponível na Edição completa!

https://www.nepppss.com/revista/index.php/revistappss/issue/view/RevistaPPSS3Ed

Agradecemos a todos os colaboradores e professores, pelo grande apoio.

Att.

Equipe NEPPPSS.

Edital Publicado 4ª Edição 2018/2

Prezados,

Divulgamos o 4º Edital para envio de artigos científicos. Nesta 4ª Edição Ref. 2018/2, temos a honra de contar com a participação do Professor Dr. André Augusto Pereira Brandão e a Dra. Amanda Lacerda Jorge, ambos da Universidade Federal Fluminense – UFF, que serão responsáveis pela organização do Dossiê Políticas Sociais e Questões Raciais.

DOSSIÊ POLÍTICAS SOCIAIS E QUESTÕES RACIAIS

Nas últimas décadas, como resultados das lutas acumuladas pelos movimentos coletivos, as políticas sociais têm progressivamente atuado sobre as desigualdades de fundo racial que se reproduzem por conta da operação cotidiana do racismo na sociedade brasileira.

Esta atuação caminha no sentido de combater as desigualdades de fundo racial, através da efetivação de ações redistributivas, como a política de cotas e a propriedade definitiva dos territórios ocupados pelas comunidades remanescentes de quilombos, entre outras.

Por sua vez, o campo dos estudos das “relações raciais” cresceu durante os séculos XX e XXI, se voltando para os processos de exclusão da população negra e/ou afrodescendente no contexto da formação da sociedade brasileira, bem como nas expressões atuais do racismo e das ações para promoção do antirracismo.

Trata-se, portanto, de uma interface em que a novos debates se fazem necessários, principalmente por conta das controvérsias discursivas que se avolumam e que têm chegado de forma sistemática aos vários níveis do sistema de justiça e mesmo ao Supremo Tribunal Federal, mobilizando legisladores, operadores do direito, ministério público, movimentos sociais, Ong’s, povos tradicionais, acadêmicos etc.

Este volume pretende agrupar trabalhos e resenhas que girem em torno das temáticas: políticas sociais e racismo; ação afirmativa e políticas de cotas; políticas sociais e comunidades quilombolas; políticas sociais e direitos racialmente orientados; entre outros.

Organizadores:

Professor Dr. André Augusto Pereira Brandão e a Dra. Amanda Lacerda Jorge – Universidade Federal Fluminense – UFF

Período de envio de trabalhos/manuscritos:

Recebimento de artigos: 01 de Maio de 2018, Prorrogado até o dia 30/11/2018

Data prevista para a publicação: Março de 2019.

Submissão direto na Seção de Dossiê Políticas Sociais e Questões Raciais – DPSQR.

Com o intuito de contar com a sua contribuição solicitamos que divulgue entre seus colaboradores a chamada para submissão de trabalhos.

Desde já agradecemos pela atenção e contribuição.

Consulte o editalbaixe o modelo do artigo, e não esqueça de enviar seu trabalho!

Chamada para artigos | Call for papers – 2018/2 – , Prorrogado até o dia 30/11/2018 – 4ª Ed.

https://www.nepppss.com/revista/

Atenciosamente.

Equipe, NEPPPSS.

Revista de Políticas Públicas e Segurança Social

Aline Fagundes dos Santos

Sidimara Cristina de Souza

Segunda Edição v.1, n.2, 2017/2

Prezados,

Temos a satisfação de apresentar nossa Segunda Edição, da Revista de Políticas Públicas e Segurança Social, entregamos novos conhecimentos, compartilhando-a com toda comunidade acadêmica, nacional e internacional, estudos e pesquisas, de nossos autores colaboradores.

Dados desta edição, se encontram disponível na Edição completa!

https://www.nepppss.com/revista/index.php/revistappss/issue/view/RevistaPPSS2Ed.

Agradecemos a todos os colaboradores e professores, pelo grande apoio.

Att.

Equipe NEPPPSS.

Edital Publicado 3ª Edição 2018/1

Prezados,

Divulgamos o 3º Edital para envio de artigos científicos. Nesta 3ª Edição Ref. 2018/1, temos a honra de contar com a participação do Professor Dr. Adilson Vaz Cabral Filho, que será responsável pela organização do Dossiê Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Comunicação Social.

Dossiê Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Comunicação Social

São recorrentes as evidências dos entraves proporcionados pela Comunicação Social aos movimentos sociais, no tocante à acolhida e à efetivação das demandas destes junto ao Poder Público. Seja como processo participativo talhado na articulação entre pessoas, grupos, organizações, movimentos e a sociedade em geral, seja como indústria midiática, demarcada por uma regulamentação excludente, que fortalece a concentração em poucos grupos empresariais e religiosos que exploram o setor, a Comunicação Social consiste numa atividade complexa a ser decifrada por professores, pesquisadores e ativistas que lidam com e/ou participam de movimentos sociais distintos na formulação e implementação de diversas Políticas Públicas.

Consciente desse desafio, a proposta desse dossiê temático consiste na busca por uma composição de reflexões que aborde os diferentes modos de como movimentos sociais lidam com ou enfrentam a Comunicação Social em suas formas de atuação, a visibilidade de temáticas, políticas públicas e demandas pela regulamentação e/ou regulação de temas diversos nas produções da mídia comercial e a proposição de novas e alternativas formas de lidar com as próprias Comunicação dos movimentos sociais ou de propor novos caminhos para a afirmação da Comunicação democrática como direito humano.

Organizador: Professor Dr. Adilson Vaz Cabral Filho – Universidade Federal Fluminense – UFF (PPGMC/PPGPS)

Período de envio de trabalhos/manuscritos

Recebimento de artigos: 01 de Novembro de 2017 a 30 de Março de 2018 (Prazo Prorrogado) – DPPMSCS

Data prevista para a publicação: Entre Julho/Setembro de 2018

Submissão direto na Seção de Dossiê Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Comunicação Social – DPPMSCS

Com o intuito de contar com a sua contribuição solicitamos que divulgue entre seus colaboradores a chamada para submissão de trabalhos.

Desde já agradecemos pela atenção e contribuição.

Consulte o edital, baixe o modelo do artigo, e não esqueça de enviar seu trabalho!

Chamada para artigos | Call for papers – 2018/1 – até 30/04/2018 – 3ª Ed.

https://www.nepppss.com/revista/

Atenciosamente.

Equipe, NEPPPSS.

Revista de Políticas Públicas e Segurança Social

Aline Fagundes dos Santos

Sidimara Cristina de Souza

Debate sobre a Reforma da Previdência Social

11 anos do Curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM 08 de Novembro de 2017

Teófilo Otoni/MG

 

Download da apresentação em (*.PDF): clique aqui

Download da apresentação para estudos: clique aqui (versão Windows) e outras versões clique aqui

 

Profa. Aline Fagundes dos Santos

 

Submissão de artigos 2ª Edição

Prezados,

Nosso prazo, para o fechamento da próxima Edição é até o dia: (Prazo encerrado) 2ª Edição 2017/2

A temática selecionada foi Políticas Sociais em tempos de crise:

Assumindo que a atual conjuntura de desmonte dos direitos sociais é particularmente nociva para diversos grupos minoritários como mulheres, negros, indígenas, quilombolas, população LGBT, entre outros, esta edição debaterá o estado atual das políticas sociais para os grupos minoritários. Essa edição assume como pressuposto que tais políticas constituem um conjunto de intervenções que englobam diferentes interesses e disputas entre distintos atores. 

Com o intuito de contar com a sua contribuição solicitamos que divulgue entre seus colaboradores a chamada para submissão de trabalhos.

Desde já agradecemos pela atenção e contribuição.

Consulte o edital, baixe o modelo do artigo, e não esqueça de enviar seu trabalho!

https://www.nepppss.com/revista/

Atenciosamente.

Equipe, NEPPPSS.

Revista de Políticas Públicas e Segurança Social

Aline Fagundes dos Santos

Sidimara Cristina de Souza

Primeira Edição v.1, n.1, 2017/1

Prezados,

Temos a satisfação de apresentar a nossa Primeira Edição, da Revista de Políticas Públicas e Segurança Social, compartilhando-a com toda comunidade acadêmica, nacional e internacional, estudos e pesquisas, de nossos autores colaboradores.

Dados desta edição, se encontram disponível na Edição completa!

https://www.nepppss.com/revista/index.php/revistappss/issue/view/RevistaPPSS

Agradecemos a todos os colaboradores e professores, pelo grande apoio.

Att.

Equipe NEPPPSS.

 

Submissão de Artigos

Estão abertas as inscrições para autores e avaliadores, cadastre e envie seus trabalhos até o dia 30 de Abril de 2017.

Autor:

Conferir o site da Revista de Políticas Públicas e Segurança Social, no seguinte link: http://www.nepppss.com/revista/

Lá você vai encontrar o edital para submissão de artigos, a “Chamada para trabalhos”; diretrizes de submissão e o modelo de artigo.

Avaliador:

Ao se cadastrar informe a sua linha de pesquisa, sua titulação e seu vinculo profissional. Se possível preencher o link da URL, com seu link do Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/

Bem vindo!

Seja bem vindo ao site do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Segurança Social.

LINHAS DE PESQUISA | NEPPPSS/LP

 

Análise e avaliação de políticas sociais – Busca-se realizar estudos interdisciplinares para a apreensão e compreensão do processo de elaboração, gestão, implementação e avaliação das políticas sociais no Brasil, assim como a análise de programas e projetos governamentais que atendam as demandas advindas das expressões da questão social, além de serem instrumentos de redistribuição e reconhecimento das classes minoritárias como comunidades tradicionais, população negra, mulheres, idosos, criança e adolescente, homo afetivos, entre outros. Também busca-se privilegiar pesquisas que produzam conhecimentos acerca dos meios de controle social, movimentos sociais e orçamento público.   

Direitos sociais e segurança social (seguridade social) – A presente linha de pesquisa tem como foco os Direitos Sociais no Brasil, a partir de sua fundamentalidade advinda com a Constituição Federal de 1988. O objetivo é realizar estudos interdisciplinares envolvendo a temática, para se avaliar até que ponto as promessas constitucionais foram efetivadas pelo legislador infraconstitucional, tanto no que diz respeito ao processo de positivação de tais direitos, como ainda sua execução e tratamento de questões conflituosas junto ao Poder Judiciário. Desta forma busca-se privilegiar pesquisas pautadas em estudos relacionados especialmente à seguridade social, educação, alimentação, trabalho, moradia, transporte e lazer.

ScriptLattes https://www.nepppss.com/scriptlattes/index.html